book

Resenha especial de Halloween: Drácula

dscn3457

Para esse feriado, que é o meu segundo favorito do ano, preparei uma resenha de um livro que está dentro do tema proposto: Drácula de Bram Stoker.

A história é contada através de uma compilação de diários, telegramas, cartas, trechos de jornais e memorandos das pessoas envolvidas na trama.

dscn3453

Nossa história começa, quando Jonathan Harker viaja para Transilvânia à trabalho e fica hospedado no castelo do Conde Drácula.

Com o passar da estadia, Jonathan percebe que se tornou prisioneiro do conde, e sem saber se está louco e tendo visões, ou se a verdade é que seu anfitrião é uma criatura maligna capaz de todo e qualquer mal.

Mesmo com as suspeitas, Jonathan segue com o seu trabalho que consiste em preparar a papelada para que conde Drácula possa se estabelecer em Londres.

Em Londres Mina que é noiva de Jonathan, ao passo que espera ansiosa pelo regresso de seu amado, tem suas preocupações com os ataques de sonambulismo de sua amiga Lucy.

Com a chegada de Drácula a Londres, o horror começa a ser espalhado, e mais do que nunca a amizade fiel e o amor verdadeiro são as armas mais fortes para combater o demônio que se alimenta de sangue.

Contando com a ajuda de Van Helsing, essa trama conta de forma diferenciada e emocionante a história clássica do ser noturno que por muitas e muitas gerações vem assombrando o imaginário do homem.

dscn3456

O livro é rico em detalhes, e por ser um clássico de época pode soar um pouco diferente de nossas convicções atuais, assim como o endeusamento das mulheres como seres humanos sensíveis e incapazes de se defenderem sozinhas, e a necessidade dos cavalheiros em serem heróis a todo custo.

A trama se desenrola muito bem até ao passar da metade do livro, depois disso senti que a história se prendia muito em diálogos dispensáveis e situações tediosas.

Mas para quem espera romance o livro está cheio dele, porém algo que me surpreendeu, foi que o nosso vampiro não participa de nenhuma trama amorosa.

Ao contrário do que se vê no cinema ao que diz respeito dos sugadores de sangue apaixonados e sedutores, Drácula é perverso e egoísta, e em nenhum momento demonstra sentir por outro ser, quer seja ele humano ou vampiro, algum tipo de afeição.

dscn3452

Autor: Bram Stoker

Título orginal: Dracula

Editora: Nova Fronteira

Número de páginas: 444.

dscn3451

Essa edição é linda, em capa dura, com páginas amareladas, espaçamento e fonte perfeitos, e conta com alguns morceguinhos que servem para dar um toque especial à esse maravilhoso livro. ❤

dscn3454

Beijos e abraços ❤

 

 

2 comentários em “Resenha especial de Halloween: Drácula

Deixe um comentário